segunda-feira, 25 de junho de 2012

Parlamento Jovem encerra I semestre de 2012


         O Parlamento Jovem encerrou os trabalhos do semestre divulgando as ações e apresentando sete pré-projetos que foram entregues à Comissão de Juventude da Câmara, durante evento no Plenarinho, hoje (21). O evento contou com a presença de representantes de vários segmentos. Os "jovens parlamentares" retornam as atividades no mês de outubro, após as eleições. De acordo com a presidenta Priscila Prestes, o Parlamento tem a intenção de inserir os jovens nos projetos de políticas públicas. “O espírito da política nasce quando a gente tenta ajudar o problema do outro. Sei que muitos não acreditam no PJ, mas a política é indispensável. Vocês têm força e saibam que me sinto honrada pelas presenças do Presidente da Câmara, Jurandir Liberal e do vereador Inácio Neto, presidente da Comissão de Juventude da Câmara”, disse.


         Renata Lucena, secretária Especial da Juventude do Recife, enfatizou que os jovens, hoje, tem poder de organização representado de diversas formas. “E não somente a partir dos movimentos estudantis. Hoje, podemos perceber que até nas modalidades esportivas, famílias e relacionamentos, tudo é possível. E o papel da Secretaria é de juntar as possibilidades tratando a juventude de forma integrada”, disse. Renata Lucena ainda destacou avanços como a criação do Conselho Municipal da Juventude e o Orçamento Participativo, com espaço direcionado aos jovens. “Dentro do OP, podemos reverter esse espaço através de ações e projetos. É isso que propomos. E vim, hoje, observar o diálogo que o PJ vem construindo com o Poder Público”, finalizou Renata.


         O presidente da Comissão de Juventude, vereador Inácio Neto (PSB), disse que aprendeu com os participantes do PJ. “O trabalho de vocês foi realizado com muita dedicação. Vocês me ensinaram muito. Como presidente da Comissão, agradeço e dou parabéns, pois vocês são comprometidos e fizeram a diferença. É o Parlamento mais movimentado até hoje ”, disse. Inácio Neto. Ele ainda frisou que analisará cada pré-projeto de lei.

         O Presidente da Câmara,Jurandir Liberal (PT) recordou que o trabalho de conscientização política para os jovens iniciava-se nos Diretórios Acadêmicos. “E, aqui, podemos ampliar para outros setores. Na Câmara, temos dado apoio e chamando representantes para o debate”, disse. Jurandir Liberal ainda analisou que dentre os sete pré-projetos elaborados, sentiu falta de um tema importante aos jovens: a educação. “É um tema que defendo muito. A educação integral ajuda a fortalecer a qualidade do ensino e evita que o adolescente se envolva com drogas, já que os pais saem para trabalhar. E também tenho a compreensão de que até os 16 anos o jovem tem que estudar. É uma proposta para vocês debaterem”, sugeriu Jurandir.

Os pré-projetos elaborados pelo Parlamento Jovem foram: Instituir 20 de novembro (Dia da Consciência negra) como feriado municipal em caráter de reparação e reconhecimento de Zumbi dos Palmares; Abatimento de imposto municipal para empresas que incentivem a educação de jovens funcionários; Criação de um site voltado ao jovem com políticas públicas direcionadas; Aplicação do título III do Estatuto da Criança e Adolescente em âmbito educacional no Recife; Criação do Dia do Orgulho Gay e Criação do Conselho Municipal do Esporte e Lazer.


Durante o encontro, foi exibido um vídeo resumindo as ações do Parlamento Jovem.
 O Parlamento Jovem- É composto por 37 membros, número que corresponde ao mesmo de vereadores da Casa de José Mariano, conforme estabelecem as normas. Ele foi instituído através de uma lei de autoria do ex-Vereador e hoje Deputado Estadual, Sílvio Costa Filho.
Texto: Camara do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário